Psicoterapia de Adolescentes

 

A adolescência é uma fase de grande transformação física, hormonal, psíquica e de humor. O adolescente começa a questionar, refletir, não aceita tudo quieto, gosta de colocar sua opinião, fica um pouco mais rebelde, tem suas paixões, seus sonhos, desejos, descobrem o sexo, querem ficar sozinhos no seu quarto, dormem demais, não querem mais acompanhar os pais nos eventos, precisam fazer parte de um grupo, começam a ter acesso novas descobertas e experiências e mudanças que deixam suas cabecinhas a mil por hora.

A família também passa por estas mudanças e os conflitos com os pais tendem a aumentar. É muito comum o adolescente se queixar que seus pais não os ouvem e os pais se queixarem das mudanças do filho.

O adolescente quando busca a psicoterapia tem uma necessidade de compartilhar suas angústias com alguém que possa ouvi-los, respeitá-los e ajuda-los a pensar. Como não se sentem mais tão à vontade para dividir suas questões íntimas com os pais e nem com os amigos, encontram na psicoterapia um lugar para si diante de tantas informações novas ao seu redor.

É uma fase importante do desenvolvimento, pois o que se constrói nesta etapa terá consequência na vida adulta. Assim, é fundamental que o adolescente tenha consciência de suas escolhas, e seja responsável por suas atitudes para conquistar sua liberdade e possa estruturar sua vida de acordo com seus próprios valores. 

Às vezes são trazidos pelos pais e mostram-se resistentes num primeiro momento, mas aos poucos, vão sentindo confiança e se abrindo, desde que sintam confiança no psicoterapeuta.