Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional e Projeto de Vida ajuda o adolescente a refletir sobre o significado deste momento de escolha profissional. Além de ter que escolher algo, eles estão vivendo a despedida da escola, de seus amigos e de um lugar que lhes dava uma segurança e certo conforto. É uma fase de transição para o mundo adulto onde seu universo de conhecimento será muito mais amplo e diverso.

É uma etapa importante da vida mas que vem acompanhada de muita pressão dos pais, da escola, da sociedade e deles próprios para esta decisão, aumentando suas incertezas, medos, inseguranças, ansiedade, expectativas e o medo de escolherem errado.

Os encontros tem a proposta de acolher estas angústias na medida em que estes sentimentos são compartilhados e compreendidos, investindo no autoconhecimento e na liberdade de escolha com responsabilidade quanto ao planejamento de seu projeto de vida.

As atividades ajudam a analisar seus interesses e habilidades e a ter uma visão do mercado profissional, para auxiliar em sua decisão.

O trabalho é feito em até 12 encontros e são aplicados testes e vivências para verificar o nível de Maturidade para Escolha Profissional(antes e depois do processo), Autoconhecimento, Habilidades Profissionais, Estilo Profissional/Âncoras de Carreira, Autobiografia, reflexão sobre o Sentido da Profissão, Projeto de Vida, Marcas e Legado que quer deixar, Mercado de Trabalho.

O trabalho de orientação vocacional e projeto de vida pode ser individual ou em grupo.