Terapia de Casal | Familiar

 

Os motivos que levam a família ou o casal a buscar ajuda são diversos, de acordo com cada etapa do ciclo vital  familiar: recém-casados, a chegada de um bebê, filhos na idade escolar, adolescência, fase adulta e velhice.

Por exemplo, um casal pode apresentar dificuldades na comunicação, onde há uma expectativa não revelada e, consequentemente, não atendida, gerando assim, frustração. O sofrimento calado prejudica a  conexão do casal, iniciando uma série de conflitos do relacionamento, podendo acarretar numa distância afetiva prejudicada pela falta de diálogo.

A terapia com casal expande o espaço de diálogo e de escuta. Neste contexto não existe certo ou errado, nem culpados, pois quando um casal busca uma terapia, estão construindo juntos uma oportunidade de serem melhores um com o outro, respeitando e valorizando a individualidade para enriquecer a conjugalidade. 

Outra dificuldade pode estar relacionada a chegada de um filho. A dinâmica familiar é alterada e o casal pode sentir dificuldade de integrar seu novo papel na vida: o de mãe e o de pai e ainda manter o papel de marido e mulher. Durante o desenvolvimento da criança, surgem as questões relacionadas ao modelo de educação de acordo com a cultura de cada um. Um momento de pausa pode ser importante para o casal refletir e pensar nos valores que gostariam de inserir na própria família, fortalecendo esta conexão e construindo uma base familiar sólida e afetuosa.

Na idade escolar as crianças começam a apresentar as dificuldades como: falta de limites, de organização, dependência dos pais, birras, insegurança, excesso de jogos eletrônicos, dificuldade para se alimentar, rotinas de lição de casa, entre outros fatores comportamentais relacionados a cada faixa etária.

Na fase da adolescência, os pais precisam aprender uma outra maneira de se relacionar com o filho, pois as condutas aplicadas nas fases anteriores já não funcionam da mesma maneira, e novamente, a família começa a se ajustar e construir uma outra forma de acordo com este novo ciclo.

Nas sessões com a família amplia-se o olhar para o relacionamento, compreendendo o que cada comportamento quer dizer. É uma oportunidade que a família se dá para  melhorar a comunicação e ajustar a bússola, resgatar os valores, fortalecer o vínculo, respeitar e compreender as diferenças, assumir as próprias responsabilidades e encontrar meios alternativos de resolução para o bem de todos.

Os atendimentos são realizados sob a perspectiva da abordagem sistêmica, cujo foco está nas relações,  sem culpabilizar ou colocar a responsabilidade em uma única pessoa.

 

Segundo Elisabeth Lukas em seu livro La felicidad en La Familia, “a família é o edifício onde habitam nossas almas”